Angel’s Egg (Tenshi no Tamago), a obra-prima cult de 1985 dirigida por Mamoru Oshii (Ghost in the Shell), retorna aos cinemas no dia 20 de novembro com uma restauração em 4K que não apenas preserva, mas eleva sua atmosfera melancólica e mística. Mais do que um filme, esta é uma experiência sensorial que desafia as convenções narrativas tradicionais.
A trama segue uma menina guardando um ovo misterioso em um mundo desolado. Essa menina logo é acompanhada por um soldado apático, mas que tem interesse no ovo. A falta de explicações claras transforma a obra em um espelho para o espectador: seria uma alegoria sobre a perda, ou ganho, da fé? Uma reflexão sobre a esperança em um mundo destruído? A constante busca por algo que não podemos alcançar? Esses e muitos subtextos podem passar despercebidos numa primeira visualização, exigindo uma atenção a mais de quem assiste ao filme. No entanto, sua curta duração (cerca de 70 minutos) facilita e encoraja o expectador a focar no filme e talvez até rever em um momento futuro, tornando-o uma peça essencial para amantes do cinema de arte e animações experimentais.
O trabalho de restauração nesta versão 4K é digno de respeito, expandindo muito as qualidades da obra original para a era digital, enquanto mantém a granulação original da película. Um destaque especial vai para a mixagem de som, pois em um filme em que o silêncio é tão constante e “barulhento” quanto a música, a clareza do áudio remasterizado é essencial. Os efeitos sonoros, desde vento uivando à água correndo até os barulhos de tanques e arpões sendo disparados, ganharam uma nova dimensão espacial. A música inquietante e provocativa do original soa mais limpa, aumentando a sensação de isolamento e mistério que rodeia a jornada da protagonista.
A história complexa desse mundo é muito contada através dos cenários, com cada estátua, sombra e edifício estando em ruínas, instigando a imaginação e sugerindo uma civilização antiga e esquecida. O estilo de arte magnífico encanta pela beleza gótica e surreal das construções, tendo sido ampliada na remasterização, que realçou os pretos profundos e os tons de azul e cinza, permitindo que o espectador aprecie os detalhes intrincados das ruínas e das criaturas biomecânicas.
Angel’s Egg continua sendo uma obra desafiadora e densa, tendo atingido seu ápice na nova versão em 4K, que com certeza é a maneira definitiva de assistir e filosofar sobre o filme. Um grande mergulho em um sonho lúcido desenhado à mão que te instiga por pouco mais de uma hora.
NOTA FINAL
4/5
★ ★ ★ ★
Autor: Bruno Navarro
O longa é distribuído no Brasil pela Sato Company, e está em cartaz nos cinemas do Brasil.
Compartihar:

