Nos últimos 18 meses, a SAG-AFTRA (ScreenActorsGuild-American Federation of Televisionand Radio Artists) e a IMA (Interactive Media Agreement) estiveram em negociações para regulamentar o uso de Inteligência Artificial (IA) na indústria de jogos e entretenimento. Os dubladores e artistas temem que a IA possa prejudicar seu trabalho, pois ela pode potencialmente substituir ou limitar suas performances sem compensação adequada. Por isso, eles estão pressionando por contratos que garantam proteção contra o uso indevido da IA.
O diretor nacional da SAG-AFTRA foi autorizado a convocar uma greve, devido à estagnação prolongada nas negociações. O principal ponto de conflito é o uso da IA. Os artistas querem garantir que seu trabalho não seja usado para treinar IA ou ser copiado por ela sem um acordo formal.
Fran Drescher, presidente da SAG-AFTRA, comentou: “Não vamos consentir com um contrato que permita que empresas abusem da IA em detrimento de nossos membros. Já chega. Quando essas empresas levarem a sério a oferta de um acordo com o qual nossos membros possam viver — e trabalhar —, estaremos aqui, prontos para negociar.”
Em resposta a greve, a IMA, através de seu porta voz Audrey Cooling, declarou a InsiderGaming: “Estamos decepcionados que o sindicato tenha escolhido ir embora quando estamos tão perto de um acordo, e continuamos preparados para retomar as negociações. Já encontramos um ponto em comum em 24 de 25 propostas, incluindo aumentos salariais históricos e disposições de segurança adicionais. Nossa oferta é diretamente responsiva às preocupações do SAG-AFTRA e estende proteções significativas de IA que incluem a exigência de consentimento e compensação justa a todos os artistas que trabalham sob o IMA. Esses termos estão entre os mais fortes na indústria do entretenimento.”
A greve pode ter um impacto significativo em futuros jogos, especialmente aqueles cuja produção começou após 25 de agosto de 2023. Jogos que iniciaram sua produção antes dessa data estão isentos da greve e continuarão sob os termos anteriores do IMA de 2020-2022, permitindo que esses projetos prossigam sem grandes problemas.
A situação continua em desenvolvimento e pode afetar o cronograma de lançamentos e a dinâmica da indústria de jogos. A resolução desse impasse será crucial para determinar o futuro das negociações e a segurança dos direitos dos artistas.
Esse artigo foi escrito em colaboração com Jean Lima.
Flávio Júnior