Atores que quase fizeram filmes da Marvel e da DC
Os filmes de super-herói são atualmente, uma das maiores vitrines para qualquer ator ou atriz em busca do estrelato. Cada produção, movimenta centenas de milhões de dólares em bilheterias, e mais alguns milhões em produtos e vídeos. Robert Downey Jr., Christopher Reeve e Tobey Maguire por exemplo, levaram suas carreiras ao mais alto nível, graças aos filmes de Marvel e DC. Porém, existem grandes artistas, que passaram perto de fazer papéis grandiosos no universo dos heróis, mas por algum motivo, não foram adiante.
Nicolas Cage/Superman

Sem dúvida, o cancelamento mais famoso da lista, que chegou a ser referenciado em The Flash (2023). Em 1990, o universo de Christopher Reeve com Superman havia chegado ao fim. Assim, Tim Burton, responsável pelos filmes do Batman desde o fim dos anos 1980, passou a desenvolver um projeto para reviver o Homem de Aço nos cinemas. O roteirista Kevin Smith também embarcou nessa empreitada, chamada previamente de Superman Lives.
E o ator responsável por viver o Homem do Amanhã na obra seria o icônico Nicolas Cage. Até então, o ator havia feito papéis em filmes como Arizona Nunca Mais e Feitiço dos Sonhos. Burton iria dar ao Superman, seu estilo gótico e bizarro, algo totalmente incomum ao herói. Brainiac havia sido cotado para ser o vilão da trama, nessa que seria sua primeira aparição em Live-Action.
Porém, os gastos excessivos e diferenças criativas fizeram com que o projeto fosse cancelado. Porém, isso não impediu que montagens e especulações corressem pela internet. Cage demonstrou-se decepcionado com o cancelamento, estando muito interessado em viver o Último Filho de Kripton. Não nego que seria massa ver essa versão, mas que seria bizarro, seria!
Jude Law/Superman

O ator britânico, conhecido por seus papéis recentes como Watson (Sherlock Holmes) e Alvo Dumbledore (Animais Fantásticos), quase foi o Homem de Aço em Superman: O Retorno.
Além de Superman: O Retorno, um segundo projeto estava em desenvolvimento. Superman: Flyby, desenvolvido por J.J. Abrams, (responsável pela trilogia sequel de Star Wars), onde Law também foi convidado.
Jude chegou a vestir o traje, mas sentiu-se desconfortável. Além disso, temia não estar pronto para carregar um símbolo tão icônico.
Sua humildade é admirável, mas eu particularmente queria muito vê-lo no papel. Como Clark Kent, creio que ele seria fantástico. Porém, é apenas mais uma, entre as muitas possibilidades que perdemos.
Marlon Brando/Batman

Um dos maiores atores de todos os tempos, que vivia seu auge nos anos 1960. Foi nesse apogeu que a DC entrou em contato com Brando para que interpretasse Batman na série televisiva de William Dozier.
O tom do seriado era totalmente pastelão, algo distante das obras realizadas por Marlon, que tinha em seu currículo clássicos como: Sindicato dos Ladrões, Uma Rua Chamada Pecado e Selvagem. Assim, ele recusou, e o papel ficou nas mãos de Adam West.
West interpretou a versão mais caricata do Homem Morcego, onde eternizou-se na cultura pop. Porém, isso definitivamente não seria o fim da história Brando/DC. Ele ainda iria encher muito o saco da editora!
A DC entrou em contato com Brando no meio da década de 1970, convidando-o para interpretar Jor-El em Superman (1978). Porém, a saúde debilitada do ator e seu temperamento… ´´complicado´´, tornaram difíceis as negociações.
Em Superman de Richard Donner, Brando aceitou ser Jor-El, mas sua participação foi marcada por polêmicas: recebeu um salário altíssimo (cerca de 3,7 milhões de dólares por apenas 13 dias de filmagem) e se recusava a decorar falas, lendo-as em cartões.
Marlon é um grande ator, mas ficou claro mais de uma vez: Ele definitivamente não casa com super-heróis, infelizmente.
Tom Cruise/Homem de Ferro

Um projeto que a Marvel AINDA não esqueceu. Ao fim dos anos 1990, a Marvel começou a preparar seu universo compartilhado, e queria contar com o jovem Tom Cruise, conhecido mundialmente por Missão Impossível e Top Gun. E por ser um dos atores mais lindos de Hollywood… essa segunda informação talvez não seja tão importante.
Porém, Cruise queria ter participação nas escolhas criativas, sendo também produtor do filme. Recusando-se a dar-lhe tais poderes, a Marvel o dispensou e deu a chance a Robert Downey Jr. Não precisamos dizer que Robert simplesmente É Tony Stark, sendo inimaginável que qualquer outro estivesse em seu papel.
Ainda assim, fãs especulam que Tom Cruise poderia interpretar o vingador em algum multiverso, algo que a própria Marvel não rechaçou totalmente.
Para mim, Cruise seria um ótimo Homem de Ferro, tendo um visual semelhante ao personagem dos quadrinhos, e uma predisposição para filmes de ação. Porém, ele não tem o mesmo carisma que Robert. Por isso, creio que o personagem ficou em ótimas mãos.
Cillian Murphy/Batman

Temos até mesmo imagens dele como Bruce Wayne e também como Batman. Cillian Murphy é parceiro de longa data de Christopher Nolan, diretor de Batman Begins, tendo trabalhado ao seu lado em sucessos como Oppenheimer, onde o ator venceu o Oscar.
Cillian inscreveu-se para ser o Batman e impressionou Nolan nos testes. Porém, Christian Bale acabou ficando com o papel. No entanto, Nolan não quis dispensá-lo, lhe oferecendo o personagem Espantalho, o qual ele aceitou e interpretou muitíssimo bem.
O ator irlandês é fantástico, trabalhando muito bem com personagens frios e carrancudos. Isso lhe dá trunfos como Batman, mas acredito que ele não tenha a imponência necessária.
Como Espantalho, ele fez um vilão funcional para a trama, presente em todos os filmes da trilogia. Nada impressionante, mas cumpriu sua função.
Joaquin Phoenix/Doutor Estranho

Atualmente, todos o conhecem por fazer o Coringa, com o qual faturou o Oscar de Melhor Ator, em 2019.
Mas, poucos sabem que ele quase entrou no mundo dos heróis, por meio da concorrência.
A Marvel convidou Phoenix para interpretar Stephen Strange em 2016, lhe oferecendo um contrato de longo prazo. Por esse motivo, Joaquin recusou. O ator não desejava ficar preso em um projeto de múltiplos filmes, por vários anos.
Dessa forma, Benedict Cumberbatch ficou com o Doutor Estranho e consagrou-se como um dos heróis mais queridos da Marvel.
Jake Gyllenhaal/Batman e Homem Aranha

Após a saída de George Clooney, Jake Gyllenhaal foi cotado para viver o Homem Morcego em Batman Begins. Diferente de Cillian Murphy, ele chegou a estar entre os finalistas, quando foi batido por Bale.
Curiosamente, sua irmã, Maggie Gyllenhaal, interpretou Rachael em Cavaleiro das Trevas.
Em 2024, em entrevista ao site Screen Rant, Jake afirmou: seria uma honra interpretar o Batman nos cinemas.
Aparentemente, ele ainda não desistiu de viver o Morcegão! Essa entrevista acendeu um sinal verde para muitos fãs, que pediram por ele no novo DCU.
Porém, nem só de DC se limitaram suas tentativas. Como todos sabem, Jake entrou no MCU no papel do vilão Mistério, em Homem-Aranha: Longe de Casa. Porém, ele quase viveu o próprio Amigão da Vizinhança, em Homem-Aranha 2. Tobey Maguire havia sofrido uma lesão nas costas (referenciada em No Way Home), que quase lhe afastou da produção. Assim, Raimi voltou-se para Gyllenhaal, que demonstrou interesse. Para alegria de muitos e tristeza de poucos, Maguire retornou e permaneceu no papel até o fim da trilogia.
O ator sem dúvida merece uma chance como algum grande herói de DC ou Marvel, não acham?
Wesley Snipes/Pantera Negra

Conhecido mundialmente por seu papel como Blade, Snipes teve mais de uma chance de voltar ao universo Marvel, mas acabou perdendo a maior delas. Todos conhecem Pantera Negra (2018), estrelado por Chadwick Boseman. Mas, nem todos conhecem a tentativa de levar o Rei de Wakanda aos cinemas, ainda nos anos 1990.
Após inaugurar o cinema moderno de super-heróis com Blade (1998), Wesley enviou a diversos estúdios sua proposta para adaptar T’Challa. O ator era fã do herói, e sonhava em adapta-lo para os cinemas pela primeira vez.
Diretores foram procurados, mas a ideia não foi para frente.
O eterno Blade teve a chance de voltar aos cinemas em Deadpool e Wolverine (2024). Na época, ele zombou da possibilidade de um remake do Caçador de Vampiros, querendo ele mesmo reinterpretar o herói.
Com certeza, ele seria um ótimo Pantera Negra, sendo um ator de muita personalidade, e que manda muitíssimo bem na ação.
Tom Hanks/Lanterna Verde

Tom Hanks viveu seu auge nos anos 1990, com sucessos como Forrest Gump e À Espera de um Milagre. Foi nesse contexto que ele recebeu a oferta para interpretar o Lanterna Verde Hal Jordan.
Porém, o projeto acabou sendo engavetado e reaberto somente nos anos 2000, dando origem a Lanterna Verde (2011), estrelado por Ryan Reynolds. Não é segredo para ninguém o quão ruim esse filme foi. Os 25% de aprovação no Rotten Tomatoes não me deixam mentir.
Muitos acreditam que com Hanks, o filme receberia uma carga dramática maior, que traria alguma seriedade a uma obra pra lá de tosca.
Abaixo, confira alguns outros nomes que QUASE fizeram parte dos universos Marvel e DC:
- John Krasinski (Capitão América): testou, mas o papel ficou com Chris Evans.
- Joaquin Phoenix (Doutor Estranho): esteve em negociações avançadas, mas não fechou.
- Timothy Olyphant (Homem de Ferro): estava na shortlist junto a Robert Downey Jr.
- Glenn Howerton (Star-Lord): quase foi escolhido antes de Chris Pratt.
- Alexander Skarsgård (Thor): testou para Thor, perdeu para Chris Hemsworth.
- Robin Williams (Coringa/Riddler): foi considerado tanto para o Coringa de Batman (1989) quanto para o Charada em Batman Forever (1995), mas nunca entrou.
- Adrianne Palicki (Mulher-Maravilha): gravou um piloto para TV em 2011, nunca exibido oficialmente.
- Matt Bomer (Superman): escalado em Superman: Flyby de J.J. Abrams, mas o projeto foi engavetado.
Qual deles você mais gostaria de ver nos cinemas? Comente!
Está matéria foi escrita em colaboração com o site Lar da Cultura Pop.
Compartihar:
Publicar comentário