Nesta terça-feira, surgiram rumores apontando que a Sony estaria interessada em adquirir a Kadokawa Corporation, empresa proprietária da FromSoftware. A notícia foi divulgada por portais renomados como Nikkei e Reuters. Hoje (20/11), a Kadokawa confirmou oficialmente que recebeu uma proposta inicial da Sony, mas destacou que nada foi decidido até o momento.
“Existem alguns artigos sobre a aquisição da Kadokawa Corporation pelo Sony Group Inc. No entanto, esta informação não foi anunciada pela empresa. A companhia recebeu uma carta inicial de intenção de adquirir ações, mas nenhuma decisão foi tomada neste momento. Caso haja algum fato que deva ser anunciado no futuro, faremos um anúncio em tempo hábil e apropriado.”
De acordo com o comunicado, as negociações parecem estar em estágios iniciais e ainda não há qualquer conclusão. Até o momento da publicação desta matéria, a Sony não se pronunciou sobre o possível negócio.
A Kadokawa Corporation possui um portfólio extenso. Além de ser dona da FromSoftware, desenvolvedora de Elden Ring, a empresa é proprietária do popular site japonês de compartilhamento de vídeos Niconico e detentora dos direitos de diversos animes e mangás, como Overlord e Oshi no Ko.
Essa aquisição poderia trazer benefícios significativos para a Sony. No cenário dos jogos, além da FromSoftware, a Kadokawa é proprietária de estúdios como a Spike Chunsoft, responsável por Dragon Ball: Sparking! Zero, e a Enterbrain, desenvolvedora do RPG Maker. No campo dos animes, a aquisição consolidaria ainda mais a dominância da Sony, que já é dona da Crunchyroll e da Funimation.
Após o anúncio da possível aquisição, as ações da Kadokawa aumentaram 23%, elevando sua avaliação para US$ 3,75 bilhões. Para comparação, a Bungie foi adquirida pela Sony por US$ 3,6 bilhões, tornando a Kadokawa ligeiramente mais cara, apesar da proximidade dos valores.