Como é do conhecimento de muitos, setembro é dedicado à ajuda e ao apoio de pessoas que sofrem com problemas de saúde mental, que podem prejudicá-las de maneira grave ou até fatal, nomeado de Setembro Amarelo. Sabendo disso, alguns jogos nos proporcionam reflexões, rotas de fuga e momentos de lazer em um mundo tão barulhento.
ㅤ
Confira também:
- Fernanda Torres comemora indicação ao Globo de Ouro 2025 por Ainda Estou Aqui
- Globo de Ouro 2025 | Lista Completa dos Indicados
- Sonic 3 | Produtor alerta sobre cena pós-créditos na CCXP 2024; confira
ㅤ
Confira aqui a nossa lista de jogos
ㅤ
Hellblade: Senua’s Sacrifice (2017)
ㅤ
Na era dos vikings, uma guerreira celta embarca em uma jornada pessoal arrepiante até o inferno nórdico para lutar pela alma de seu amado falecido. Criado em parceria com neurocientistas e pessoas que vivenciam psicose, Hellblade: Senua’s Sacrifice nos leva às profundezas da mente de Senua.
ㅤ
Neste jogo, você e a protagonista Senua enfrentam vislumbres de seu passado, onde lutam contra o transtorno de estresse pós-traumático dela em uma jornada árdua, mas recompensadora.
ㅤ
Disponível para: PlayStation 4, Nintendo Switch, Microsoft Windows.
ㅤ
Night in the Woods (2017)
ㅤ
Mae Borowski, que abandonou a faculdade, retorna para sua antiga cidade mineira em Possum Springs, buscando reconectar-se com amigos que deixou para trás. Porém, tudo parece diferente. O lar não é mais o mesmo e seus amigos mudaram. Coisas estranhas acontecem conforme a luz desaparece e há algo na floresta.
ㅤ
Night in the Woods é um jogo de aventura focado em exploração, história e personagens, apresentando uma variedade de personagens com seus próprios traumas, inclusive Mae, que lida com ansiedade e transtorno dissociativo de identidade.
ㅤ
Disponível para: Android, PlayStation 4 e 5, Nintendo Switch, Microsoft Windows.
ㅤ
Gris (2018)
ㅤ
Gris é uma experiência serena e evocativa, sem perigos, frustrações ou mortes. O jogador explora um mundo meticulosamente elaborado, com um estilo delicado, animações detalhadas e uma trilha sonora elegante. Ao longo do jogo, quebra-cabeças simples e desafios opcionais surgem à medida que você desbloqueia o mundo de Gris.
ㅤ
A experiência é quase sem texto, com controles representados por ícones universais, permitindo que qualquer pessoa jogue, independentemente do idioma. As paletas de cores e a trilha sonora nos imergem em um mar de indecisões e superações.
ㅤ
Disponível para: Nintendo Switch, Android, PlayStation 4 e 5, macOS, iOS, Xbox One/Series X/S.
ㅤ
Celeste (2018)
ㅤ
A trama acompanha Madeline, uma jovem que decide escalar a montanha Celeste para provar a si mesma que é capaz. Ao longo do caminho, ela enfrenta seu maior inimigo: ela mesma.
ㅤ
Madeline é uma pessoa comum, cheia de emoções com as quais muitos podem se identificar. Durante a jornada, o jogador descobre mais sobre suas motivações e desafios, incluindo ansiedade, depressão e ataques de pânico. Os poderes místicos da montanha criam um “clone maligno” da garota, seu alter ego.
ㅤ
Disponível para: Nintendo Switch, PlayStation 4, Linux, macOS, Microsoft Windows, Xbox One.
ㅤ
ㅤ
Esta foi a lista de jogos que podem oferecer um espaço seguro dentro do seu monitor ou proporcionar uma reflexão sobre seus problemas. Com o Setembro Amarelo, lembre-se sempre de consultar um profissional caso busque atenção especializada.
ㅤ
Artigo feito por Thiago Ferreira.
ㅤ
Wesley Aguiar
Redator, cinéfilo de bom gosto e muito fã do Dennis Villeuneve. Sou aquele que se encantou assistindo Duna e foi louco o suficiente para platinar Cuphead.
ㅤ
Mais sobre Games
ㅤ