‘TECA E TUTI: UMA NOITE NA BIBLIOTECA‘, novo filme animado em stop motion, com produção da Rocambole Produções, distribuído pela LPB Content e com codistribuição da Vitrine Filmes, chega hoje (25) aos cinemas.
O longa tem direção de Eduardo Perdido, Tiago MAL e Diego M. Doimo, e tivemos a oportunidade de conversar com os diretores do projeto Tiago e Diego.
Você pode conferir alguns trechos da conversa abaixo, e a entrevista completa em forma de áudio.
Vocês poderiam falar sobre as referências para a produção geral do filme, referências de outros personagens, e como que foi esse mergulho na literatura infanto-juvenil:
“Essa animação, ela tem esse universo dos livros e da leitura realmente como um universo a ser explorado pela nossa personagem. A gente conta a história de uma traça, de roupa, que vai viver uma grande aventura. As traças gostam muito de comer livro, papel, tecido, e ela vive na casa da costureira, tem esse detalhe.
E ela tem esse companheiro dela, que é o amiguinho dela que é um cachorro, mas que na realidade é um Ácaro de estimação. A gente tem que lembrar que são seres bem pequenos que vivem dentro desse universo.
Pra gente uma grande referência sempre foi os filmes animação stop motion desde a nossa infância, filmes como ‘Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho‘, e depois mais recentemente ‘Coraline‘, ‘A Noiva-Cadáver‘, filmes que tem essa técnica que consiste em que, animar, dar vida ao personagem quadro-a-quadro, movimentando o boneco tira foto, movimenta e tira foto. Então pra gente tinha essa ideia que que existe o mundo dos humanos, então no filme esse universo é tratado na casa da vovó, tem um netinho dela passando férias lá, e todo esse universo é feito com live-action que são atores reais em cenários e locações reais.
Ai o mundo das traças, o mundo dos insetos falantes, a gente deu vida a eles por meio da animação stop-motion que é essa animação quadro-a-quadro. E a gente explora um terceiro universo no filme que é o mundo da leitura, que é feito, então é representado pela animação 2D, que é a animação mais tradicional que a gente conhece. Apesar dessa técnica de stop motion ser muito antiga, ela está desde os primórdios do cinema, o cinema brasileiro explorou muito pouco quando a gente fala de Longa-metragem nessa técnica. ‘Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca‘ é o terceiro longa-metragem lançado no Brasil em 100 anos da história do cinema que usa essa técnica de animação de quadro-a-quadro.”, disse Diego.
A conversa na integra você pode conferir em formato de áudio abaixo:
‘Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca‘ chega hoje (25) aos cinemas do Brasil.
Jonathan