Com um formato meio “Found Footage”, ‘Entrevista com o Demônio’ traz mais que o terror pelo terror.
Durante a exibição do derradeiro episódio do programa Night Owls com Jack Delroy, no halloween de 1977, que tenta uma cartada ousada para salvar seu programa com uma possessão demoníaca ao vivo, o filme mostra através das cenas de “bastidores” nos intervalos do programa por exemplo, como os programas de TV (hoje conteúdos), podem abrir mão do que pode ser ético e até seguro pela audiência, para se manterem no ar, relevantes.
Toda a produção teve a intenção e o cuidado de imergir o espectador na ideia de estar vendo um talk show ao vivo nos anos 70. Desde a escolha do estilo de filmagem, até a separação do que não seria realmente o programa, mostrando em preto e branco. O resultado é tão bom que ao anunciar os comerciais, não é difícil sentir um impulso de levantar para comprar algo ou ir ao banheiro.
Interessante como o longa é seguro de si e não se apressa em apresentar cenas de terror, na verdade os primeiros 40 minutos são feitos para o espectador acreditar que está assistindo um programa de TV, com quadros e até debate para mostrar o lado cético. Impossível não lembrar para quem viveu a guerra de audiência dos programas de auditório nos anos 90 aqui no Brasil.
O apresentador Jack Delroy (David Dastmalchian, na medida) conduz muito bem seu show, manobrando por situações de difícil explicação enquanto sua preocupação está nos números de audiência. Quando o público está bem ambientado, são apresentadas as cenas realmente de terror, Nada realmente inovador, porém como a história já te pegou tem um ótimo apelo, principalmente nas questões pessoais do protagonista.
Como um filme dos produtores de Atividade Paranormal, os seus fãs serão afagados com um aceno à franquia.
O filme como um todo é muito interessante, que vai apresentar nesse modelo de “documento audiovisual”, como foram os programas de auditório por décadas, de quando as pessoas se juntavam na frente da tv.
Quem viveu essa época vai identificar muito do cinismo, charlatanismo e falta de noção dessa época, enquanto toma uns bons sustos.
NOTA FINAL
4,5/5
★ ★ ★ ★
Autor: Leonardo Valério