Um filme que mostra a transformação de um homem sonhador e inocente, que só quer ajudar sua família, para um ser movido pelo seu próprio ego e ganância, que acaba por se tornar um dos maiores empreendedores dos Estados Unidos (e futuramente presidente dos Estados Unidos).
A trama segue um jovem Donald Trump na cidade de Nova Iorque, buscando erguer o império de negócios imobiliários da família enquanto aprende as artimanhas e os truques necessários com Roy Cohn para mentir, trapacear e sair por cima dentro do ramo político e empresarial.
Toda a narrativa é construída não só ao redor das mudanças de Trump (Sebastian Stan), mas também do ambiente político americano apresentado pelo advogado Roy Cohn (Jeremy Strong), que é recheado de corrupção, subornos e ameaças. Esses são os artifícios que levam Roy a ensinar Trump como se tornar um verdadeiro vencedor dentro desse ambiente asqueroso. Lentamente, Trump vai aprendendo as regras desse difícil jogo, e não só as domina com perfeição, como as transforma e as absorve totalmente.
Existem diversos paralelos entre a evolução da personalidade predatória e sem escrúpulos de Trump, para a modernização e crescimento da política e economia americanas. Indicando que as duas estão andando lado a lado nessa jornada rumo ao maior lucro possível.
Com o passar do tempo, a fotografia vai se adequando ao momento cultural em que os Estados Unidos se passam, indo do granulado dos anos 70 para uma imagem mais limpa nos anos 90, emulando a transição do analógico para o digital. Esse detalhe não apenas situa o espectador temporalmente, mas também conversa com o próprio progresso da nação.
As atuações do elenco podem parecer simples a olho nú, mas é bem perceptível como Sebastian Stan consegue transitar entre um Donald Trump mais humano (principalmente nas relações pessoais) para um total sociopata, que trata os problemas alcoólicos de seu irmão com indiferença e o corpo de sua esposa com desprezo. Além de Jeremy Strong como Roy Cohn, que apesar de sua agressividade e olhar penetrante, carrega uma lealdade inabalável que infelizmente não fora adquirida por seu jovem pupilo.
O Aprendiz mostra o pensamento incisivo da extrema-direita incorporado em uma das figuras norte americanas mais populares da história, contando sua evolução de um homem sem limites em suas ambições, para um adulto poderoso, arrogante e que não mede esforços em passar por cima sem dó de quem sempre o apoiou por toda a sua jornada.
NOTA FINAL
5/5
★ ★ ★ ★ ★
Autor: Bruno Navarro
Agradecemos a Diamond Filmes pelo convite!