‘Meu Amigo Pinguim‘ é um filme baseado em uma história real do pescador João, que depois de muito tempo tentando lidar com uma tragédia, encontra um pinguim sujo de óleo devido a poluição na beira do mar e decide leva-lo pra sua casa e cuidar dele até melhorar, mas com tempo ele vai criando uma relação de amizade com a ave, no qual eles se tornam inseparáveis.
Confira nossas outras críticas:
- CRÍTICA: HEREGE
- Crítica | Kozyrev Horrors – Ideia boa, mas execução decepcionante
- Crítica | Wicked – Adaptação feita com total reverência
Como o filme, assim como qualquer outro que tem como base “baseado em uma história real“, há certos momentos do filme que podem soar muito lúdicos ou pode não ter acontecido, mas isso não tira a proposta principal do filme que é a de entreter e conscientizar o público a respeito do trato do ser humano com o oceano e como isso pode afetar quem convive.
A história real se passa Ilha Grande, costa do Rio, assim como no filme então é de grande importância ver um lugar brasileiro em um filme internacional, além de 90% do elenco ser de brasileiros. As cenas em que o pinguim entrava foram feitas com muito cuidado e com dedicação da equipe de treinadores, além de serem vários animais fazendo um papel, mas não aparenta.
As atuações estão bem pertinentes, mesmo com um elenco que não possui inglês como língua nativa, todos falam de uma maneira fluída com destaque a Jean Reno que entrega uma performance melancólica em momentos dramáticos e de doçura com as cenas do Dindim.
A fotografia mistura bem os ciclos do Seu João no Rio Grande com cores quentes e dos pesquisadores da comunidade de pinguins na Argentina com cores frias. David Schurmann tem uma boa direção que contou com maestria a história do Seu João e Dindim, o pinguim, mas também para conscientizar as pessoas a respeito da importância do oceano e da vida de quem convive.
NOTA FINAL
4/5
★ ★ ★ ★
Autor: Maria Luiza Chen Braga
Agradecemos a Paris Filmes pelo convite!