Na última terça-feira, 23 de julho de 2024, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a criação dos Jogos Olímpicos de E-sports, com o início programado para 2025 no Reino da Arábia Saudita. Para organizar o evento, o COI firmou uma parceria de 12 anos com o Comitê Olímpico Nacional (NOC) da Arábia Saudita.
Thomas Bach, presidente do COI, comentou: “Esta é realmente uma nova era para o COI. Com a confirmação pela Sessão do COI da criação dos Jogos Olímpicos de E-sports, estamos acompanhando o ritmo da revolução digital. A comunidade de E-sports, representada em nossa Comissão de E-sports, se envolveu entusiasticamente com esta iniciativa. Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa entre os jovens. O CON da Arábia Saudita trará grande – se não única – experiência no campo dos E-sports para este projeto. Esta parceria é baseada na Carta Olímpica e nos valores olímpicos.”
Desde 2018, o COI tem estudado o universo dos E-sports e organizou a Olympic E-sports Week em Cingapura em 2023. O sucesso desse evento reforçou a percepção de que investir no mundo dos jogos é uma oportunidade valiosa. Como resultado, o COI desenvolveu os Jogos Olímpicos de E-sports que visa agradar à comunidade gamer e, ao mesmo tempo, respeitar os valores olímpicos.Ainda não foram revelados detalhes sobre o formato dos Jogos Olímpicos de E-sports ou quais jogos estarão presentes no evento. No entanto, a oficialização do evento já representa uma grande vitória para a comunidade gamer, prometendo uma nova e empolgante etapa para os E-sports no cenário internacional.
Você pode conferir também a sessão oficial aprovando a criação dos Jogos Olímpicos de E-sports:
A partir das 2h30 minutos de vídeo.
Esse artigo foi escrito em colaboração com Jean Lima.
Flávio Júnior