SAG-AFTRA processa Epic Games devido a IA de Darth Vader
Nesta última semana, a Epic Games adicionou ao Fortnite um novo NPC do Darth Vader. O personagem é controlado por uma inteligência artificial treinada com a voz do dublador original, James Earl Jones, permitindo que os jogadores interajam com ele e recebam respostas personalizadas com sua icônica voz.
No entanto, nesta segunda-feira (19/05), a SAG-AFTRA — sindicato que representa atores e profissionais da indústria do entretenimento — divulgou um comunicado expressando desaprovação à ação da Epic Games. Segundo a entidade, a empresa teria substituído um acordo já negociado com o sindicato pela implementação da IA sem aviso prévio.
“Nos últimos seis meses, o empregador, por meio de seus agentes e representantes, falhou e se recusou a negociar de boa-fé com o sindicato, fazendo alterações unilaterais nos termos e condições de emprego, sem fornecer aviso ao sindicato ou oportunidade de negociação, utilizando vozes geradas por IA para substituir o trabalho da unidade de negociação no Programa Interativo Fortnite”, declarou a SAG-AFTRA.
Embora o sindicato não tenha se posicionado contra o uso da IA em si, a principal queixa parece estar relacionada à ausência de comunicação e negociação prévia com os representantes da categoria.
“Celebramos o direito de nossos membros e seus herdeiros de controlar o uso de suas réplicas digitais e acolhemos o uso de novas tecnologias para permitir que novas gerações compartilhem o prazer desses legados e papéis renomados. No entanto, devemos proteger nosso direito de negociar termos e condições em relação ao uso de vozes que substituam o trabalho de nossos membros, incluindo aqueles que anteriormente se encarregaram de reproduzir o ritmo e o tom icônicos de Darth Vader em videogames.”

James Earl Jones, dublador original de Darth Vader, faleceu no ano passado. No entanto, antes disso, o ator firmou um acordo com a Disney permitindo o uso de sua voz por IA. A família de Jones foi informada e aprovou o uso da voz do ator no jogo.
“James Earl sabia que a voz do Darth Vader era inseparável da narrativa de Star Wars, e ele sempre quis que os fãs de todas as idades continuassem a ter essa experiência. Esperamos que esta colaboração com Fortnite permita que tanto os fãs de longa data quanto as novas gerações compartilhem a emoção de interagir com este personagem icônico.” — Família de James Earl Jones
Até o momento, a Epic Games ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Compartihar:
Publicar comentário